sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Família desestruturada?

Hoje em dia comumente se ouve falar em família desestruturada. Na escola você já deve ter ouvido algo do tipo: “esse aluno não aprende porque vem de uma família desestruturada, porque não tem mãe ou pai ou ainda porque os pais são separados. Precisamos pensar um pouco sobre o momento histórico, econômico e cultural em que vivemos hoje. Já passamos pelo grito de independência das mulheres, com a queima de sutiã em praça pública e hoje nós conquistamos nosso espaço na sociedade e no mercado de trabalho ainda que muitas, mais por necessidade financeira e nem tanto por vocação ou por ter conquistado o emprego dos sonhos.
Perante a sociedade o homem sempre teve a figura do pai de família, que deveria prover o sustento da esposa e dos filhos, hoje existe o chefe de família que pode ser homem ou mulher. Não raramente encontra-se o dono do lar, quando o homem passa a tomar conta dos filhos e da casa enquanto que a mulher trabalha fora. E se for de acordo entre o casal, eles podem viver muito bem cada um desempenhando o papel no qual se sente confortável e é mais conveniente para a família.
Pensamos ainda numa outra situação: filhos criados por casais homossexuais ou por pais separados ou ainda que vivam com os avós. São situações diferentes, ou melhor, são diferentes estruturas familiares, onde cada um desempenha seu papel.
O que deve ser sempre levado em consideração é que a criança precisa saber que é amada pelos seus pais ou responsáveis e precisa sentir segurança. Em caso de separação do casal o fundamental é deixar bem claro que a causa da separação se deu em função do desentendimento entre os dois e situações diversas e não deixar os filhos com a impressão de que eles foram os culpados pela separação dos pais ou por não estarem mais juntos e morando na mesma casa. Se você perguntar a uma criança o que a deixa mais triste, muitas responderão que é ver seus pais brigando. Muitas famílias compostas por pai, mãe e filhos não são felizes.
Por isso que diferentes estruturas familiares, de pais separados ou não, não tem relação direta com a aprendizagem do aluno e nem com seu desenvolvimento psíquico, desde que as questões sobre o preconceito sejam trabalhas de forma clara no sentido de combater os estigmas, principalmente no caso de casais homossexuais.
É bem provável que família perfeita só exista em comercial de margarina. Ou você conhece alguma família que se reúne todo dia cedinho pra tomar o café da manhã, numa mesa linda com uma toalha branquinha de linho, com várias frutas postas a mesa dando um aspecto saudável, todos felizes acordando bem humorados e sorridentes. Tenha dó! Na correria em que vivemos hoje, enquanto você está se arrumando pra sair para o trabalho o seu marido ainda está dormindo, pois trabalhou até mais tarde na noite anterior e provavelmente não irão almoçar juntos e depois do trabalho você tem um milhão de coisas pra resolver, pois muitas você não conseguiu fazer ontem porque não teve tempo ou porque estava muito cansada. No final das contas o que queremos é ser feliz, não importa se você mora só com o pai ou só com a mãe, o que importa é que você tem uma família e é feliz nela.

Nenhum comentário: